Tudo que você precisa saber sobre Piscinas aquecidas, Spa e Ofurôs


Olá queridos leitores!

Estamos novamente juntos no Blog Jacareí+Arquitetura com a intenção de trazer conteúdos relevantes para você que pensa em construir ou reformar (ou mesmo que apenas gosta de ler e se informar sobre os assuntos ligados à área).
O inverno já está aí e ainda serão mais algumas semanas de temperaturas baixas aqui no Brasil (em especial regiões Sul e Sudeste). É por isso que o assunto de hoje é piscina aquecida, ofurôs e spa: Quais seriam as melhores opções? Quando posso usar cada um desses? Quais os cuidados que devo ter? É possível ter um desses sem ter um gasto exorbitante de eletricidade? (vamos pensar também no Meio Ambiente!). Hoje vamos responder essas e outras perguntas para ajudar você a descobrir a melhor forma para aproveitar melhor seu espaço de lazer mesmo no inverno.


Vamos começar pelo tradicional ofurô.


Ofurô (風呂; banheira, em japonês) é um método tradicional e milenar de banhos terapêuticos muito comum no Japão. O seu formato é característico por ser mais profundo que pargo, proporcionando banhos de imersão do corpo inteiro em uma pessoa sentada. As águas termais, aquecidas perto dos 40ºC, ajudam na limpeza e abertura dos poros, além de ser um relaxante muscular muito eficiente. Os ofurôs tradicionais são feitos de madeira, mas hoje no mercado é fácil encontrar versões de plástico e acrílico especiais que ajudam na retenção do calor. Externamente você ainda pode optar pelo revestimento em madeira, ajudando a compor aquele charme que todos gostamos.

fonte: wikipedia



Tipo de aquecimento:

Os mais comuns no mercado são através de ebulidor elétrico e também aquecedor a gás. É possível também optar por aquecimento solar, mas nesse caso é necessário ter um sistema de segurança à gás ou elétrico para contrabalancear em dia de tempo nublado.
Se a casa possui placas solares para produção de energia fotovoltaica, pode haver uma redução nos gastos pois,pode-se vender os créditos solares para as concessionárias enquanto não houver gastos além de tornar a residência auto-sustentável.




Sobre o que é o Spa:


Spa é o termo comum na substituição à “Jacuzzi” que se trata de uma marca registrada. Portanto, o Spa é uma espécie de banheira mais profunda também, como o Ofurô, mas que associa tecnologia como jatos de hidromassagem, cromoterapia e ozonização da água. 
Muitos modelos de Spa favorecem o uso de duas ou mais pessoas, sendo muito utilizado em áreas sociais de recreação. 
Hoje em dia muitas pessoas preferem o spa por conta de sua versatilidade e facilidade do uso, além disso promovem um uso mais contínuo nas várias estações do ano.




fonte: riolax.com.br


Tipos de aquecimento:


O spa funciona através do motor elétrico que aquece a água proveniente da caixa d'água.


Piscinas aquecidas:

Uma forma de se utilizar a piscina o ano todo seria através do uso de aquecedores. Hoje em dia é possível aquecer a casa utilizando energia solar. A questão que todos os especialistas advertem é quando não se há sol. Aqui em Jacareí, durante o inverno principalmente, é muito comum dias nublados praticamente até às 13h ou 14h (quando o sol já está mais baixo e não tem potencial para aquecer a placa solar). Assim, placas solares dependem muito desse fator para aquecer a água. Além disso, a diferença de temperatura também vai depender do tamanho da piscina e se ela está instalada em um local fechado ou aberto, já que há uma troca de temperatura com o meio.Quanto maior a piscina, mais placas solares, basicamente.

Outra alternativa seria o aquecimento através de um aquecedor elétrico invertido. Mas esse tipo de aquecedor tem altos custos e gasta muita energia, não sendo amigável para o meio ambiente.


fonte: google


Conclusão:

Hoje em dia está em muito uso o Spa por ser mais versátil que a piscina. Dependendo do tamanho do espaço onde será instalado, uma piscina não valerá a pena por ser pequena e não possuir bancos para se sentar. Além do mais, necessita de uma manutenção grande na parte de limpeza e não pode ser usada o ano todo.
Muitas áreas de lazer já trazem a piscina associada a um Spa justamente com a intenção de trazer mais uso ao ambiente. Além disso, o Spa pode ser muito relaxante para aqueles dias após academia ou trabalho. E podem proporcionar a confraternização entre amigos.
Quanto ao consumo de energia, esse fato deve ser levado em consideração, já que existem possibilidades de gerar mais economia através de meios alternativos. Mas quanto ao aquecimento solar, dependendo da situação não é viável. Converse com o profissional antes para saber qual solução se encaixa melhor no seu projeto e bolso.

Se você gostou dessa matéria, aproveite para compartilhar com seus amigos. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, escreva para nós.

Se quiser matérias com temas diferentes, escreva nos comentários.

Você pode nos encontrar no Facebook e Instagram e também acompanhar nossas postagens lá.

Se quiser conhecer a autora desse artigo, só clicar aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas