Saiba como escolher o local ideal para o seu negócio

Olá, leitores do nosso blog Jacareí+Arquitetura! Cá estamos nós novamente juntos, publicando mais uma matéria de grande interesse para pessoas que gostam de arquitetura ou que precisam solucionar algum problema do dia-a-dia relacionado com a área. E nós estamos aqui para ajudar você a encontrar a melhor solução!
O assunto de hoje é empreendedorismo e como encontrar o melhor local para a instalação do seu negócio. 

Empreendedor no varejo deve cuidar da fachada de sua loja
 fonte: Shutterstock

Resultado de imagem para empreendedorismo
fonte:http://www.abraseunegocio.com.br/2016/04/7-dicas-para-se-tornar-um-empreendedor-de-sucesso/

Nós, arquitetos, lidamos o dia todo com demandas de pequenos e médios empresários no tocante ao assunto. Desde auxiliar na escolha do local para a instalação de um negócio, até no desenvolvimento de projetos necessários para a documentação com o contador: Projeto de Bombeiros, Projeto de Habite-se, Projeto de Regularização, Projeto de Adequação, e a lista continua...
Muitos empreendedores focam suas energias na hora de pensar que negócio abrir, fazer a análise de mercado, prospecção de clientes, buscar financiamentos e escolher o ponto onde se alocar. No entanto, se esquecem de verificar os tipos de atividades pretende realizar junto aos órgãos competentes, se o bairro em questão permite o tipo de indústria/comércio/serviço que se pretende estabelecer e quais as instalações que o espaço deve conter para que as atividades em questão sejam realizadas de modo eficaz e dentro das normas técnicas e legislações estabelecidas.
Vamos dar um exemplo: Uma pequena lanchonete dentro de um local fechado pretende começar a produzir panquecas e por ventura pretende servir até mesmo refeições aos seus consumidores. Uma das questões que se deve observar nessa situação é, primeiro, se o local admite a instalação de fogão e se há área livre para a alocação do abrigo de gás (você futuramente deverá ter um documento gerado por um engenheiro assegurando que essa instalação foi dimensionada de modo seguro e dentro da norma). Em seguida, a pergunta que se deve fazer é: Será que produzir um novo tipo de produto, fora das especificações do meu CNAE me qualifica como outro tipo de empresa?
Nessa hora deve-se buscar orientação do seu contador para tirar todas as dúvidas. Se você é um MEI e não tem contador, a prefeitura da sua cidade provavelmente oferece o serviço na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (ou similar).
O próximo passo é contratar a consultoria de um profissional arquiteto para saber se o local precisará de adequações físicas para a nova atividade. Órgãos regulamentadores como a Vigilância Sanitária determinam as questões estruturais que devem ser observadas na hora de implantar um serviço que se relacione com Saúde de algum modo, ou que seja um local de acúmulo de pessoas (hospitais, clínicas, veterinária, hospedarias, escolas, igrejas, teatros, lanchonetes, restaurantes, etc.). O profissional poderá se orientar de acordo com a norma e as legislações para saber quais tipos de alterações seu espaço precisará para implantar o novo negócio/ serviço.
Quanto ao próprio local onde o empreendedor pretende instalar o negócio, deve-se sempre consultar profissional para saber quanto os espaço, antes mesmo de se fechar contratos de aluguel ou similares. Isso se dá pela questão de que muitas vezes o imóvel não possui Habite-se (documento que garante a habitabilidade e salubridade da edificação) ou possui o Habite-se mas com finalidade residencial. A finalidade do documento é importante para que o imóvel possa ser seu endereço comercial e local onde seu negócio estará instalado. 
Muitas vezes o corretor pode afirmar a você que as documentações estão em dia. Pergunte se o Habite-se é comercial. Uma edificação comercial deve estar adaptada para o público, isto é, deve conter sanitários; se tiver escadas, estas devem estar dimensionadas para o fluxo de pessoas que as utilizarão; o tipo de revestimento de piso e teto não devem ser inflamáveis; e deve estar adaptada para a acessibilidade. Enfim, muitos detalhes que acabam passando despercebido quando o corretor faz a visita ao imóvel.
Quanto ao tipo de negócio que se pretende instalar, é sempre bom conferir junto à prefeitura se a área em questão permite. As legislações das cidades e suas Leis de Uso e Ocupação do Solo e as Leis de Zoneamento determinam quais áreas podem conter comércio e de qual natureza. Há Zonas Estritamente Residenciais, Zonas Mistas, Zonas Comerciais e Zonas Industriais.
Uma consulta rápida às leis pode ajudar você no seu planejamento estratégico de onde se instalar. 

Portanto, antes mesmo de alugar um ponto, você deve seguir os seguintes passos:


  1. Verificar junto à prefeitura se o seu tipo de negócio é permitido na área escolhida;
  2. Verificar as documentações do imóvel (Habite-se comercial);
  3. Verificado o local, ver com um profissional arquiteto se o edifício necessita de muitas mudanças e se tem espaço suficiente para novas alterações;
  4. Verificar documentação dos Bombeiros (AVCB e CLCB) e fazer as adequações necessárias;
  5. Se o seu negócio é uma pequena indústria (produz um produto através da soma de duas ou mais matérias-primas) como uma indústria química, automotiva, ou mesmo uma confecção ou uma fábrica de pães, deve-se consultar outros órgãos Municipais, Estaduais ou mesmo Federais. Por isso se faz tão importante a contratação de um profissional arquiteto para a real dimensão daquilo que você pretende estabelecer.

Observados os passos, basta apenas instalar seu negócio e começar a lucrar! 

Resultado de imagem para empreendedorismo
fonte: http://www.empreendedoresweb.com.br/caracteristicas-dos-empreendedores-de-sucesso/

Salientamos que muitas vezes pedir a orientação de um profissional pode ajudar você, pequeno empreendedor, a encontrar a melhor solução para seu negócio ou mesmo até que tipo de negócio ou atividade você pode realizar. Sabemos que a atual crise Nacional levou muitos brasileiros a se aventurarem como empreendedores. Mas não é só isso, o setor de comércio e serviços tem se mostrado um dos que mais cresceu nos últimos anos e o de maior empregabilidade. Assim, pode ser uma ótima oportunidade de investimento e lucros, se feitos com planejamento e real dimensionamento dos custos. 
Aí que entra o trabalho de um consultor, que irá auxiliar em todas as etapas de implantação do negócio, desde onde escolher até mesmo no suporte técnico na hora de gerar documentações e de manter seu negócio atualizado conforme as leis.


Gostou dessa matéria? Deixe nos comentários quaisquer dúvidas que por ventura possam ter. Se tiver interesse de nos conhecer, estamos em Jacareí e atendemos toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e São Paulo-SP. Só entrar em contato por e-mail que marcamos uma reunião física ou por Skype.
Se quiser mais novidades, continue acompanhando o blog. Publicamos matérias novas todas as segundas-feiras, ao 12h. 
Mais novidades siga-nos no Instagram e Facebook.
Você também pode achar a autora dessa matéria no Facebook clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas